Carreira e Negócios

Resoluções de ano novo: 8 ideias para melhorar a sua vida em 2021

Está a precisar de novas resoluções de ano novo? Conheça 8 dicas que o podem ajudar a melhorar a sua vida pessoal e profissional em 2021.

Sempre que estamos perto da entrada num novo ano, várias ideias de resoluções de ano novo surgem na nossa cabeça. Quem nunca chegou ao final de dezembro a dizer que no próximo ano vai fazer mais desporto, vai deixar de fumar ou outro objetivo qualquer? No entanto, a verdade é que ideias são fáceis de ter, mas para cumpri-las, não só é preciso determinação, como também é necessário ter um plano ou uma estratégia. Caso ainda esteja a pensar que resoluções de ano novo deve definir, de seguida deixamos-lhe 8 ideias que podem melhorar bastante a sua vida pessoal e profissional em 2021.

1 - Comece as suas resoluções de ano novo com uma reflexão sobre 2020

Antes de traçarmos novos objetivos, o ideal é começarmos a analisar as nossas melhores e piores decisões em 2020, ainda que o ano tenha sido tudo menos normal. Fazer uma autoanálise da nossa vida pessoal e profissional pode ser muito útil para percebermos onde é que estivemos muito bem, onde estivemos razoavelmente, e em que alturas poderíamos ter agido melhor.

Dito isto, pense um pouco sobre tudo aquilo que conseguiu atingir em 2020, mas também naquilo que queria muito ter feito, e não fez. Analise quais foram os motivos que levaram a essas conquistas, e no que esteve por detrás dos seus insucessos. Desta forma, vai ter uma boa noção de onde precisa trabalhar mais, e quais são as estratégias que deve manter e aperfeiçoar.

2 - Traçar micro objetivos é essencial para atingirmos as resoluções de ano novo

Sempre que traçamos novos objetivos, definimos um caminho que nos guia para atingirmos as nossas metas. No entanto, não chega traçar metas e objetivos para melhorarmos a nossa vida pessoal ou profissional. Ou seja, definirmos objetivos é fundamental, mas para termos sucesso devemos traçar primeiro micro objetivos atingíveis.

Por norma, todos nós temos objetivos mais ambiciosos que requerem ultrapassar várias etapas para os conseguirmos alcançar. Por isso, este ano, na hora de definir as suas metas, opte por traçar micro objetivos que o vão levar ao objetivo principal. Desta forma, não ficará tão frustrado com os obstáculos que podem surgir, e terá mais determinação cada vez que conseguir cumprir cada meta.

3 - Invista na sua poupança

Investir na sua poupança é uma das resoluções de ano novo mais importantes que pode tomar. Ao começar a poupar de forma sistemática, não só vai aumentar as suas possibilidades de melhorar a sua vida financeira, como também pode facilitar o seu percurso para atingir os objetivos que traçou.

Por exemplo, se todos os meses conseguir poupar de forma automática, 100 ou 200 euros, no final do ano terá uma poupança entre 1.200 ou 2.400 euros. Se mantiver esta prática durante três anos, a sua poupança estará entre os 3.600 a 7.200 euros. Este dinheiro pode ser aplicado num fundo de emergência, mas também pode ser o primeiro passo para começar a investir. Outra opção é usá-lo para a entrada de um carro novo ou juntar mais um ou dois anos e conseguir suportar os 10% da entrada para um crédito habitação.

4 - Otimize a sua produtividade para conseguir investir em si

Por norma, a maioria das pessoas tem alguma dificuldade em gerir o seu tempo, o que leva a uma perda de produtividade a nível profissional, mas também a nível pessoal. Por exemplo, sabe aquelas atividades que gostaria de fazer, mas nunca tem tempo? Isso pode estar ligado a uma má estratégia de gestão de tempo ou de produtividade.

Um dos problemas de uma má estratégia de produtividade é acabar por misturar as tarefas profissionais com a vida pessoal. Por isso, o ideal é investigar algumas estratégias e formas de aumentar a sua produtividade, para que possa ter mais tempo para investir em si e na sua vida pessoal.

5 - Valorize mais os seus feitos e as pessoas

Na sociedade atual, é mais comum darmos ênfase aos maus resultados e desempenhos, do que às conquistas e bons resultados. Ao valorizar mais o seu trabalho não só vai aumentar a sua motivação, como pode melhorar a forma como lida com os obstáculos diários. Para além disso, não se esqueça que o trabalho de equipa também deve ser valorizado. Independentemente do nível de relação que tem com colegas de trabalho ou com os seus amigos e familiares, sempre que perceber que algo foi bem feito, experimente felicitar a pessoa pelo seu bom trabalho.

Este tipo de mudança comportamental melhora drasticamente o ambiente ao seu redor, para além de fortalecer o espírito de equipa. E sempre que estamos rodeados de pessoas que rumam na mesma direção, é mais fácil alcançarmos o sucesso individual e coletivo.

6 - Estabelece novos contactos e aumente a sua rede de networking

No novo ano aproveite e tente estabelecer novos contactos e alimentar, de uma forma consistente, a sua rede de networking. Quanto mais expandir a sua rede de contactos e interagir naturalmente com essas pessoas, mais facilmente podem surgir novas oportunidades de parcerias e até, quem sabe, um emprego melhor. Uma ótima ferramenta para o ajudar neste aspeto é o Linkedin.

Ler mais: Linkedin: Como criar um bom perfil profissional e ser visto

7 - Passe menos tempo nas redes sociais e aproveite esse tempo para novos hobbies

Nos tempos que correm, ficaríamos espantados se contabilizássemos o tempo que gastamos nas redes sociais sem que esse traga qualquer proveito. Para além disso, são vários os estudos que indicam que o excesso de tempo nas redes sociais causam mais ansiedade no nosso dia a dia e podem provocar problemas mentais nos mais jovens. Por isso, talvez seja uma boa ideia reduzir o tempo que passa nas redes sociais e aplicá-lo em novos hobbies ou em atividades que gostaria de experimentar.

8 - Não se esqueça que as resoluções de ano novo devem ser reavaliadas com frequência

Por fim, não se esqueça que todos os planos requerem uma reavaliação frequente. Afinal, os imprevistos acontecem e a nossa realidade muda rapidamente. Por isso mesmo, é preciso reavaliar o nosso plano e sempre que seja necessário, devemos adaptar as nossas estratégias. Se tiver isto em mente, será mais fácil conseguir alcançar o sucesso para os objetivos que traçou para a sua vida pessoal e profissional.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)