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6 formas de tornar a sua empresa mais sustentável

A sustentabilidade tem sido uma preocupação crescente de muitas pessoas e empresas. Conheça algumas dicas para a sua empresa mais sustentável.

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6 formas de tornar a sua empresa mais sustentável

A sustentabilidade tem sido uma preocupação crescente de muitas pessoas e empresas. Conheça algumas dicas para a sua empresa mais sustentável.

Segundo um estudo feito pela Oney Bank em 2020 sobre o “Consumo Sustentável na Europa”, 96% dos inquiridos portugueses querem que as empresas tenham práticas e produtos mais sustentáveis.  

Na altura, o estudo considerou que as empresas deveriam responder às expectativas e aspirações dos consumidores dado que “mais de 80% dos inquiridos querem consumir mais produtos orgânicos, limitar o efeito poluente das atividades de lazer e estão dispostos a pagar mais por um produto se este tiver uma origem responsável", assim como querem modos alternativos de transporte. 

O conceito de sustentabilidade não se limita às questões ambientais, mas abrange também as práticas operacionais e económicas de cada empresa. Mesmo que não vendam produtos diretamente aos consumidores, todas as empresas que tiverem um planeamento ambiental e que adotem práticas neste sentido, vão estar a fortalecer não só o ambiente, como também a sua posição e imagem no mercado.  

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Além do impacto que vai ter no ambiente e no consumidor, as empresas com estas preocupações vão ter um impacto social e económico, mostrando-se inovadoras e motivando os seus colaboradores.   

Como pode verificar, são inúmeras as vantagens em tornar a sua empresa mais sustentável. No entanto, se não tem a certeza que está no caminho certo, ou, até mesmo, não sabe mesmo por onde começar, deixamos aqui algumas dicas.  

Invista em Marketing Verde 

Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ambiental, marketing ecológico ou marketing sustentável, é uma estratégia orientada para a consciência ecológica.  

Aqui podem enquadrar-se critérios ambientais, sociais e de liderança, além das condutas práticas como a reciclagem de água, o uso de energia renovável ou a redução das emissões de dióxido de carbono.  

Além da sua marca passar a ter uma imagem eco-friendly, vai também diferenciar-se e atrair consumidores que partilhem dos mesmos valores.  

No entanto, de nada vale mostrar que se preocupa com o ambiente se, na prática, não faz aquilo que “vende”. Até porque, caso isso aconteça, pode vir a perder a sua credibilidade no mercado.  

Por isso, se pretender tornar a sua empresa mais verde, isso passa por:  

1. Analisar os recursos utilizados pela empresa e os dados de consumo 

Antes de implementar novas práticas, deve começar por analisar aquilo que pratica neste momento. Verifique os seus dados de consumo e os recursos naturais que está a utilizar e, só a partir daí, é que pode verificar o que pode melhorar ou até mesmo eliminar.  

Questione-se ainda sobre impactos sociais que está a ter na comunidade onde está inserido, se está a utilizar muita energia ou água, se as matérias-primas para a fabricação ou prestação de serviços são poluentes e onde estão os desperdícios.  

Esta análise dos dados é importante que seja feita até mesmo quando tornar a sua empresa mais eficiente. Pois, só a partir deles, é que vai perceber a eficácia das novas práticas adotadas e o que precisa ainda de melhorar. 

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2. Procure reduzir, reciclar ou reaproveitar esses mesmos materiais 

Feitas as análises do ponto anterior, deve procurar reduzir, reciclar ou reaproveitar esses mesmos materiais. Se seguir o exercício dos 3 R’s, não vai estar só a poupar o meio ambiente, como também a aumentar a produtividade do seu negócio.  

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Alguns exemplos dos 3R’s passam por: 

  • Reduzir o consumo de água e energia; 
  • Ter pontos de reciclagem nas instalações e promover a mesma junto dos colaboradores; 
  • Optar por embalagens descartáveis, recicláveis e biodegradáveis; 
  • Reduzir o consumo de papel e economizar espaço de arquivamento através da documentação eletrónica.

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3. Faça uma revisão nas instalações 

Analisar os dados é importante, mas verificar as infraestruturas também. Podem existir instalações elétricas mal feitas que estão a elevar os níveis de consumo de energia, por exemplo.

Para além disso, deve ainda avaliar os espaços em si, e verificar como pode torná-los mais sustentáveis, sejam com a substituição da caixilharia, do chão ou até mesmo com a limpeza dos filtros do ar condicionado

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4. Instale produtos ou serviços mais ecológicos 

Ao analisar a sua empresa como um todo e ao perceber onde se encontram as práticas menos sustentáveis e que representam um maior consumo de energia, pode optar por alternativas mais ecológicas. E como? Com o gesto simples de trocar lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED, estudar a possibilidade de adotar energias alternativas, instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas, com a utilização de painéis solares ou até mesmo substituir eletrodomésticos antigos por novos equipamentos com melhor eficiência energética.  

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5. Opte por trabalhar com fornecedores com a mesma preocupação ecológica 

O marketing verde não está apenas na produção, mas também nas relações. Por isso, é importante que na hora de procurar fornecedores ou parceiros, eles tenham as ideologias sustentáveis alinhadas com as suas. 

6. Incentive internamente práticas sustentáveis 

A mudança começa dentro da empresa. Por isso, para além de incorporar práticas sustentáveis, deve também incentivá-las internamente junto dos seus colaboradores. Por exemplo, de que serve ter à disposição pontos de reciclagem, se depois ninguém faz essa gestão dos resíduos?  

É importante envolver os colaboradores e fazer ações de sensibilização junto dos mesmos. Por exemplo, um bom princípio para reduzir o plástico pode passar por fornecer a cada membro da equipa uma caneca ou uma garrafa reutilizável de água.  

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Pode ainda incentivar os trabalhadores a adotarem meios de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, os transportes públicos ou até mesmo a incentivá-los ao carsharing (partilha do carro). Estas sugestões podem ser reforçadas através de incentivos por parte da empresa, por exemplo.

Para concluir, salientamos ainda a importância dos selos e certificados, como a ISO 14.001 ou a LEED, para construir a reputação da sua marca no que diz respeito à sustentabilidade. Isto também vai garantir que não está a enganar os consumidores ao promover que a sua empresa é amiga do ambiente (greenwashing).  

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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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