Carreira e Negócios

Mudar de carreira: Prepare-se, saiba o que esperar

Mudar de carreira é uma hipótese em aberto para todos os profissionais. A decisão assenta em vários fatores, mas exige uma preparação prévia.

Carreira e Negócios

Mudar de carreira: Prepare-se, saiba o que esperar

Mudar de carreira é uma hipótese em aberto para todos os profissionais. A decisão assenta em vários fatores, mas exige uma preparação prévia.

Está a pensar mudar de carreira? Porque não? Se no passado os empregos eram "para a vida toda", atualmente, pelos mais diversos fatores, procuramos algo diferente.

Seja por questões familiares, melhor salário, redução de stress ou outros motivos, a procura de um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional está a aumentar, o que leva, consequentemente, a uma maior procura por novas carreiras.

Neste artigo, abordamos as questões inerentes a esta mudança e os passos que pode dar caso esteja a pensar em mudar de área ou de emprego.

O que o pode levar a mudar de carreira?

O que leva as pessoas a mudar de carreira? Alguma vez deu por si a temer a segunda-feira? Chega a domingo e sente-se ansioso? Passa o dia à espera que chegue a hora de sair do trabalho? Se respondeu afirmativamente a estas perguntas, então talvez esteja na altura de repensar a sua situação profissional.

É importante perceber porque razão está a fazer as coisas? Fá-lo por gosto? Apenas por dinheiro? Deve procurar perceber os motivos que o guiam. Trabalhar faz parte da nossa vida e, de outra forma (exceto em caso de herança), não teríamos rendimentos. No entanto, deve obter alguma satisfação com o que faz. Trabalhar "contrariado", pode levar a outro tipo de problemas que não são de fácil resolução, nomeadamente, a nível de saúde mental.

Existem vários indicadores no dia a dia que mostram que pode estar na altura de mudar de carreira ou emprego. Estar sem energia, desmotivado diariamente; sentir inveja do emprego dos seus amigos; vontade de largar o emprego "na hora", são, entre tantos outros, sinais de que pode estar a precisar de mudança.

Muitas vezes, devido à insatisfação profissional as nossas atitudes alteram-se e as outras pessoas começam a notá-lo. Ficamos mais tristes, sem paciência, deprimidos e, é nessa altura, que devemos atuar.

Leia ainda: Garantia Jovem: O que é e como pode ser útil para a sua carreira

Avalie a sua satisfação atual

Em primeiro lugar, deve avaliar a sua satisfação profissional. Pode fazê-lo de várias formas, nomeadamente mantendo um diário onde anote tudo, particularmente as situações de que não gostou. Discussões recorrentes no local de trabalho, incompatibilidade com a cultura da empresa, fracas relações com os colegas, estas são algumas das razões que podem estar associadas ao seu descontentamento e, dessa forma, deve anotá-las no seu diário. Ao fim de algum tempo analise os prós e os contras tendo em conta tudo o que escreveu. Deve então perceber onde está o problema e ponderar se será suficiente para mudar e em que aspetos o quer fazer.

Leia ainda: Quer mudar de carreira? 6 livros que podem ajudar a tomar uma decisão

Mudar de emprego dentro da mesma área

Feita a sua análise, pode chegar à conclusão que apenas necessita de mudar de emprego. A área em que se encontra agrada-lhe, no entanto, o local onde trabalha passou a ser um problema. Assim, a situação é relativamente mais simples, pois o primeiro passo é procurar emprego dentro da sua área.

Dentro das diversas situações de mudança, esta é, talvez, a mais simples, já que pode não necessitar de adquirir novas valências ou especializações. Além disso, uma vez que já tem experiência será mais fácil ser contratado por uma empresa concorrente.

Atualmente, a procura de emprego está facilitada com o crescimento das plataformas online. Assim, apenas necessita de fazer uma pesquisa entre as várias entidades empregadoras, ver feedbacks de atuais funcionários, analisar as ofertas e candidatar-se a entrevistas. Prepare-se da melhor forma possível de modo a causar uma boa impressão.

Leia ainda: Mudar de cidade por um novo emprego? Prepare mudança ao detalhe

ambiente de escritório com duas jovens mulheres em conversa, a analisar dodumentos, e no fundo, dois colegas trocam informações

Analise os seus interesses e capacidades

O passo seguinte é decidir em que direção quer levar a mudança. Comece por analisar os seus interesses e capacidades. O que gosta de fazer; em que área se vê a trabalhar ou qual seria o seu emprego de sonho. Deve tentar responder a estas questões, pois são importantes para a tomada de decisão.

Comece por perceber se em algum dos seus empregos anteriores desempenhou um papel que gostasse de revisitar. Experiências de voluntariado ou projetos anteriores dos quais tenha gostado. Pode também utilizar plataformas de pesquisa profissional, como por exemplo, o Linkedin para ver o que outras pessoas estão a fazer e se algum desses cargos seria do seu interesse. Ver o que outras pessoas estão a fazer, sejam familiares, amigos, ou até mesmo desconhecidos é uma ótima forma de abrir os seus horizontes a novas áreas. Inclusive, pode contactar essas pessoas através das plataformas e expor as suas dúvidas ou pedir conselhos.

Leia ainda: Progressão na carreira: 10 passos para ser bem-sucedido

Procure opções de emprego

Também deve tentar perceber que tipo de empregos existem associados aos seus interesses. Mais uma vez, as plataformas online são a forma mais rápida e eficiente de o fazer. Faça a sua pesquisa, veja o que outras pessoas estão a fazer e, inclusivé, entre em contacto com elas. Tire dúvidas. Não tenha receio de falar com desconhecidos, pois, por vezes, é daí que podem surgir as melhores oportunidades.

Leia ainda: Tem dúvidas na profissão que deve seguir? Conheça 10 dicas para escolher a carreira certa para si

Aposte na sua formação profissional

Uma situação, muito comum, que pode surgir quando decide mudar de carreira é aperceber-se de que necessita de enriquecer a sua formação profissional. Por vezes, pretendemos mudar para uma área sobre a qual não tem a formação ou experiência necessárias. Nesse sentido, deve tratar de o fazer o quanto antes. Procure formações online: existem várias plataformas gratuitas e outras com preços acessíveis.

No entanto, se se tratar de uma área mais prática, deve procurar formações ou certificações presenciais que além de currículo, lhe dêem também mais experiência. Assim, não só vai adquirir novas competências como vai enriquecer o seu CV e torná-lo mais atrativo para as entidades empregadoras.

Leia ainda: Como um coach de carreira pode mudar a sua vida profissional

Experimente novos cargos antes de se decidir

Outra forma de garantir que a sua "nova área" é exatamente aquilo que quer fazer é através de um período experimental. Ou seja, pondere fazer um pedido a alguém que trabalhe na área que pretende, de modo a experimentá-la durante um curto período de tempo.

Nestas situações, o seu papel seria mais de observador do que propriamente de executor. No entanto, pode ser uma ótima forma de perceber como seria um dia a dia típico desse profissional e se, de facto, essa área seria do seu interesse.

Mas é importante perceber que nem em todas as áreas isto é possível. Existem situações onde são necessárias autorizações superiores e, nem sempre, se consegue este período experimental. No entanto, quando é possível, deve aproveitar essa oportunidade ao máximo, pois não há melhor que o contacto direto para perceber se gosta ou não de algo.

Leia ainda: Procurar emprego no Linkedin: 14 erros que deve evitar

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.